Sunday, October 18, 2009

impressões helênicas II


Vou dizer uma coisa... eu não tenho nada a ver com restaurante, mas criticar é uma coisa que eu sei fazer bem...

Lá fui eu tomar o meu desjejum. Já que me neguei a pagar €20 no hotel, dá-lhe caminhada atrás de algo razoável. E quando digo razoável, não é só pelo preço, mas pelo tratamento. Todo mundo sabe que restaurante - assim como bar, loja, café, sorveteria, lanchonete, banheiro público - em centros turísticos estão muito mais para armadilhas interativas do que ao que se propõem por seus títulos. Sendo assim, parei num café que me pareceu razoavelmente agradável e bem freqüentado, do ladinho da Acrópolis, com mesinhas na calçada, decoração bem suave... mas já que é pra criticar, comecemos pela mesa bamba - odeio mesa bamba que você tem que colocar um guardanapo dobrado debaixo de uma das pernas em busca de estabilidade. Fiquei quase dez minutos olhando pra moça do caixa, que me lançava olhares esporádicos de enfado, até que resolvi levantar e pedir-lhe o menu.

Meus planos de breakfast foram por água abaixo ao notar que só serviam o desjejum até o meio-dia (num domingo, em pleno centro turístico?), pois já passava da uma da tarde. Pedi um misto-quente e uma xícara dupla de café grego. O café chegou em 5 minutos - morno - e o misto-quente em 20. E com o pão "mal-passado".

Mas a minha redenção não estava longe... Louco por outro café, resolvi não dar este prazer à casa e pedi a conta... €7. Saquei uma de 50 e o garçon, com cara de saco-cheio, perguntou se eu não tinha uma nota menor, e logo se distraiu com um colega que lhe gritava algo. Disse-lhe que não e ele preparou o troco meio a contra-gosto, jogos €43 na mesa e saiu, sem pegar a nota de 50.

Recolhi o dinheiro, guardei o troco e deixei a nota de 50 na mesa, terminei de ler um artigo no jornal e chamei o garçon novamente, que com uma cara de "o que ele quer agora?" se aproximou... ao notar a nota (!) de 50 na minha mão, sua expressão mudou para "que cagada eu fiz!". Dei-lhe a nota, um tapinha no ombro e disse - "I've saved your day, uh?, no que ele respondeu "ευχαριστώ πολύ κύριος" (muito obrigado senhor).

No comments: