Thursday, November 26, 2009

não dá pra ser patriota


Na mesma linha de ontem...

Apelar para o patriotismo, a meu ver, é desespero de causa. Patriota é aquele que ama a pátria, invariavelmente. É aquele apego fervoroso, de forma quase litúrgica, uma afetação ostensiva e simulada, que chega, nesse caso, a ser piedade mesmo!

Ao invés de implorar pela piedade alheia, seria melhor que o governo revisse suas próprias ações e prováveis erros. Que os fat cats não pagam impostos - ao menos não como o resto dos mortais - não se justifica mais. Abaixar o salário mínimo também não se sustenta É oportunista. É ação de lobby. Olhar para o saco dos impostos sim, seria razoável, como quase todos os outros países europeus.

Exemplo é os movimentos quase migratórios para o norte, em busca de bens de consumo de primeira e segunda necessidades. Alguns setores se movimentaram; os produto para bebês... soube ontem que uma lata de leite em pó enriquecido custava aqui na República, 14 euros. Lá no Norte, 7 pounds. Pouco mais da metade! O preço cá na República agora é 9 euros. 35% mais barato do que o preço orioginal, e seria muito ingênuo da nossa parte achar que o fulano não está tendo seu lucro vendendo a 9.

É isso camaradinha... enquanto tiver gente pagando 3.000,00 US$ em leilão por uma camisa suada de um artista da Brodway, não dá pra ser patriota!

No comments: