Friday, November 20, 2009

negro até nos dentes


O cio das cores
é uma vontade diferente
de ser negro até nos dentes.

Éle Semog, in Demanda da Cor

Feriado em Sampa. Dia da Consciência Negra. Uma conquista? Não creio. E meus amigos negros vão discordar de mim... parece até que posso ver Arnaldo Xavier, na sua postura cangaceira desferindo palavras-peixeira, como sempre fazia quando o assunto era negritude. E eu adorava isso, pois Arnaldo, há muito, não discutia negritude com ninguém, muito menos com os negros do Movimento Negro, movimento que muitas vezes chamou de "oportunista" e "desfocado".

Sempre fui pró minorias - mesmo quando essas minorias são maiorias em volume - e contra qualquer tipo de discriminação e preconceito, e é por isso que penso que promover a diferença piora as relações de igualdade. Diferentemente das comemorações de categoria - Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Secretária, Dia dos Professores, etc, o chamado Dia da Consciência Negra (assim como o Dia da mulher, o Dia do Imigrante, etc) reforça a qualidade de minoria, já que agrupa e classifica baseado em classe, cor, raça, etc. Tal distinção, ao invés de promover, celebrar, acaba por colocar tal grupo em destaque como são: minorias. E se o objetivo maior desses grupos é a integração e o fim do preconceito, nada melhor para integrar do que passar a ser tratado igualmente. As maiorias não comemoram! Não existe Dia do Homem, Dia da Consciência Branca - porque homem e branco é um conceito social fortemente impregnado na cultura ocidental - por que não precisam se afirmar. Os negros e as mulheres precisam? Sim, mas não através da afirmação como minoria. O fim do preconceito sim, por medidas legais de crime inafiançável - como já temos.

Por ser feriado, a CBN está muito mais séria, transmitindo notícias e matérias realmente interessantes. Creio que seja porque os âncoras (ou seriam os show-men?) Heródoto Barbeiro e Milton Jung não estão trabalhando, e a rádio fica na mão do competentíssimo "segundo escalão" de apresentadores. E por ser mais séria aos feriados, dá mais gosto de ouvir... Hoje por exemplo, estão divulgando pequenas matérias radiofônicas sobre racismo. Basicamente pessoas negras fazendo compras - em lojas de roupas, concessionárias de carros... e em todos os casos o preconceito apareceu.

Comemora-se o Dia da Consciência Negra no dia da morte de Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi (às vezes Zambi) significa, a grosso modo, "duende". No Brasil, Zumbi virou "fantasma" , e segundo a crença popular afro-brasileira vagueia pelas casas a altas horas da noite...

Hhuuuu....

No comments: