Tuesday, January 12, 2010

em NÃO-defesa de Lula


Com vocês, o Presidente do Brasil!

Anda circulando pela redinha muitas coisas ruins sobre Lula e seu governo. Vários emails repassados por terceiros de "artigos" que circulam pela internet, sempre assinados por certos "doutores", "cientistas" ou outro especialista qualquer... Te digo camaradinha, desconfio deles todos. Desconfio de tudo que esteja na internet, e mais ainda do que circula nela... Há tantas vozes contra o Lula, todas se auto-intitulando de dignidade; tantos sites contra a corrupção, mas ao entrarmos nesses sites/blogs não encontraremos "histórico". Parece que tudo começou ontem!!!

A decadência moral na política brasileira confunde-se com a própria história do Brasil (político honesto é um "mito", e boa-vontade é um sentimento que dá no bolso das pessoas), mas quando essa putaria é praticada por um "operário", aí torna-se inadmissível. O que ouvimos por aí contra o Lula não é indignação à sua política - é indignação ao iletrado petista - contra a sua condição e seu partido. A idolatria partidária nesse país é quase tão doentia quanto o futebol: não importa quão bom jogador ou técnico sejam, os torcedores dos outros times sempre vão criucificá-los. A política é o lado sério (?!?) do futebol. Ambos regidos por sentimentos nepotistas e revangistas.

Temos agora essas campanha loucas contra a corrupção... Não vou e não quero defender o Lula, mas me pergunto: onde estavam estes patriotas durante o regime militar? Sim, camaradinha, os militares também enriqueceram com dinheiro público... E onde estavam estes patriotas nos governos Sarney, Collor, Itamar e FHC? Ou vão tentar nos convencer de que não havia corrupção, ladroagem, coronelismo, bandidagem e o cacau a quatro nesses governos? Não podemos nos esquecer que os mesmo "imbecis", "mentecaptos" e "analfabetos políticos" (como o povo é chamado nesses manifestos anti-Lula) que votaram no Lula também votaram no Collor e no FHC. Ou seja, a grande maioria... senão eles não exerceriam seus cargos. Agora alguns - sim, alguns - que não aceitam a democracia (o menos ruim dos regimes) pois se acham com mais direitos que os outros, ficam aí criando movimentos-relâmpagos com a impressão que sempre estiveram lá... essas pessoas se mostram tão indignadas... mas tão indignadas que fico pensando como conseguiram sobreviver até hoje? Como sobreviveram à morte suspeita de Tancredo Neves, às concessões de rádios e TVs do governo José Sarney, como sobreviveram a Fernando Collor, Pedro Collor e o Caso PC Farias, a Itamar e seus Anões do Orçamento, FHC e o Sivam, o Proer, os Caixas-dois, o sucateamento do Estado, os casos SUDAM/SUDENE, o racionamento de energia, o enigmático Sérgio Motta... mas sim, sobreviveram, e agora eles se redimirão, com Lula, Mensalão, Mensalinho, etc, etc, etc...


Devido à falta de educação formal, Lula se expressa como pode. Ele sempre soará como se estivesse num eterno churrasco regado a cerveja e cachaça, na beira da piscina, depois de uma boa pelada... e embora ele já tenha melhorado muito, isso ainda incomoda muito as pessoas, isso fere as pessoas, isso causa inveja nas pessoas, isso causa vergonha (preconceituosa) nas pessoas - justamente naquelas que não toleram a diferença. Não toleram a pobreza, a falta de instrução, e tampouco o sucesso alheio, que segundo seus preceitos, é imerecido. Sem dúvida que estar nessa letargia do eterno churrasco chamado Brasil é horrível e inconcebível, mas julgar a política por esse ângulo é mais que errado, é limitado, é preconceituoso, é burro - o julgamento, sempre o julgamento.

Meter o pau na corrupção sim - e sempre - mas discurso de gente rica, metida, preconceituosa, chauvinista, que tem o rei na barriga e só porque tem dinheiro acha que é melhor que os outros (vide o sr, Boris "isto é uma vergonha" Casoy falando sobre os garis), ah, isso não... O cara pode ser um não-instruído, mas se ele chegou onde está, a vergonha deveria ser, no máximo, do nosso sistema de ensino, que mostrou-se tão desnecessário que um torneiro mecânico que mal completou o primeiro grau e um cursinho técnico no Senai chegou à Presidência da República sem a chamada educação formal.

Que o Lula comande um governo corrupto, não é novidade. Querer quantificar o quanto corrupto este governo é, e se ele é mais ou menos corrupto do que governos anteriores, é pura subjetividade. São tantos fatores e variantes que não vale a pena. O que realmente importa é que a corrupção não deveria ser tolerada... mas como isso é impossível nesse país, a elite discriminadora vai ter que engolir o torneiro mecânico Lula - se é assim que elas preferem vê-lo.

E por fim, viva o Maluf - o ícone da corrupção no país da hipocrisia institucionalizada, que mesmo sendo preso e condenado a devolver dinheiro público, mantém seu nicho eleitoral, pode se candidatar e se o fizer, é bem capaz que se eleja!

No comments: