Sunday, January 31, 2010

um ripassa superiore


Resolvi retomar um hábito que abandonara há tempos: fotografar - e consequentemente classificar - os vinhos que eu considere bons. Essa idéia me ocorreu logo depois de ter chegado à Europa. A oferta de vinhos, a preços módicos (aos padrões europeus) me encorajou a provar, provar e provar... e assim, a idéia de registrar, de alguma maneira, as especiarias. E a foto foi o que me pareceu mais apropriado; uma foto da garrafa inteira, uma do rótulo, e outra do verso da garrafa. Um pequeno comentário quando apropriado, e está feito: um belo catálogo de vinhos...

E me lembrei disso por que esta semana tomei um Ripassa ma-ra-vi-lho-so! O caso é que queríamos ir ao nosso "local pub", o "The Hole in the Wall", que mantêm uma "off-license" dentro do pub, onde você pode comprar a sua garrafa de vinho - a preço de "off-license" - e desfrutá-la no pub. Nada mal poder tomar um (italiano) Ripassa Zenato por 20€, quando se paga 25€ num temível (chileno) Carmem nos pubs por aí.

Este Ripassa della Valpolicella Classico 2006 revela com precisão os frutos escuros. Vibrante, profundo e de final longo e marcante, o Ripassa Zenato é feito de 80% Corvina, 10% Sangiovese e 10% Rondinella, e é envelhecido em pequenos barris de carvalho francês. Um excelente vinho, com notas de groselha e ameixa, e um final de cappuccino... encorpadíssimo, de espessura e taninos firmes.

Meu conselho: beba já!

No comments: