Friday, February 19, 2010

Coisa do Palhares


O Arnaldo Jabor hoje na rádio tentou justificar a violência do carnaval - essa nossa insânia utopia de liberdade. Festa que serve para desafogar os recalques engolidos durante o ano, Jabor dá a entender em certo momento que numa festa como esta, com tanta bunda exposta (!) qualquer um teria o direito de exaltar e partir pra cima, afinal, ninguém é de ferro, né?

Jabor também parece acreditar em papai noel, pois acha que há algo de sinistro no ar... seria alguma força sobrenatural? Algo no inconsciente coletivo - que é uma balela - do comentarista? Uma "doença nacional do desamparo social e político", que o canastrão teve o discaramento de chamar de "o lado negro" do carnaval...o lado negro do carnaval!

Sempre desconfiei desse cara... posando de intelectual independente - mete o pau no Lula, meteu o pau no FHC, no Collor, na Ditadura - não passa de um aproveitador... Depois do escândalo do auto-plágio que veio à tona tempos atrás, agora é o escândalo da hipocrisia. Outro dia mesmo ele falou mal de gente que suga do dinheiro público... mas ele mesmo declarou que "... Collor e seu fiel escudeiro, Ipojuca Pontes, transformaram o cinema brasileiro num pesadelo. Meus projetos foram por água abaixo. Me vi sem tostão no bolso e tive de procurar emprego. Foi o jornalismo que me fez voltar a comer em 1991. E eu tenho de agradecer pela descoberta dessa vocação oculta em mim”.

Tá certo que o Ipojuca é direitão, mas é sério! Assim como outros direitões, e mesmo outros tantos esquerdistas. Mas Jabor quando mete o pau na direita, assume a aura do romântico-revolucionário intelectualizado, e quando ataca a esquerda, o que ele chama de “comunista burro”, que para ele é o responsável direto pelo atraso das esquerdas, ele próprio se exclui de tal condição.

Porra, então espera lá... quer dizer que o Jabor não passava de um "chupim" do Estado?!? E agora, coitado, tem que trabalhar? Mas é um Palhares mesmo, não?

No comments: