Tuesday, February 16, 2010

rumo ao leste

Não só os irlandeses usufruem do chamado cross-border shopping quando correm para o norte em busca de consumo mais barato, mas os noruegueses também. Notoriamente conhecido como um país caro - e o é -, uma passadinha para o outro lado da fronteira com a Suécia pode trazer uma economia de mais de 200%!

Os grandes campeões - e talvez só estes produtos os noruegueses achem que vale a pena a travessia - são o tabaco e o álcool. Um pacote com dez maços de cigarros da marca "x", comprado na Noruega custa NOK800 (€100), enquanto na Suécia, custam SEK300 (€30). A diferença é muito grande, bem mais do que quando compramos aqui na Irlanda do Norte... algo comparado aos "bons tempos" da muambagem paraguaia, quando comboios se lançavam em fins-de-semanas ilícitos atrás de bebidas, cigarros, eletrônicos e brinquedos de criança... com a diferença que aqui na Europa, estas incursões são legais - tudo pagando suas devidas taxas.

É claro que aqui também se vive da ilegalidade... seja ignorando as quantidades permitidas - apenas 2 pacotes de cigarros por pessoa - ou nos meios de obtenção - o tráfico puro e simples de mercadoria - geralmente tabaco e álcool - do leste europeu. Mesmo a fiscalização sendo rigorosa, o crime ainda vale a pena - dizem. O lucro é tanto que compensa detenções e prejuízos.

No comments: