Tuesday, February 23, 2010

syrah ou shiraz?


Chame como melhor lhe convir, mas não passa da mesma uva. Na França (e provavelmente nos Estados Unidos também) ela é Syrah, e pode ser encontrada em alguns dos grandes vinhos da região do Côtes du Rhône. Já na Austrália e na África do Sul ela é mais conhecida como Shiraz.

Pensava-se que a uva havia se originado na Pérsia, mas estudos recentes indicam que ela provém da região do Rhône, nas França. A Shiraz é uma uva fácil, que não exige muito do solo, pode sobreviver em altas temperaturas e com pouca água. Pequena no tamanho, tornou-se bem popular na Autrália, onde passou de uva de mistura para uva de vinho completo - vinhos 100% Shiraz! Bem conhecida por suas caraterísticas apimentadas, de frutas vermelhas e, dependendo do envelhecimento, um pouco de tabaco, couro e terra.

Tudo isso porque ontem, no meu niver - "tornei" trinta e quatorze! - fomos a um "wine tasting" de Shiraz/Syrah, onde provamos alguns australianos, um francês e um argentino... Todos muito bons, mas os campeões, para mim, foram dois australianos - Cranwswick Estate 2007 do sudoeste da Austrália, e o Heartland 2007, de Langford Creek.

Mês que vem tem outro - de Chardonnay, e embora eu não seja grande apreciador dos brancos, o hoster já nos avisou para deixar os "pré-conceitos" de lado que os Chardonnays podem surpreender...

No aguardo!

No comments: