Wednesday, March 24, 2010

até as máquinas precisam de sobrenome

Quando alguém lhe pergunta qual é o seu nome, tendemos a responder apenas o primeiro nome, não é mesmo? Fulano. Dificilmente alguém sai dizendo Fulano Qual de Tal. Fulano não diz nada, realmente... há tantos, que mais um não vai nem lhe identificar, nem fazer diferença! Precisa dar o nome completo!

Aqui na Europa isso é muito comum. Aliás, bem comum é dar o sobrenome, que em inglês é apenas name. Se alguém aqui pergunta What's your name?, a resposta de ser o seu sobrenome. Se você responde com o primeiro, eles emendam, last name ou family name.

Faz sentido, não? Quem é Fulano? Um zé ninguém! Apesar de que Ninguém já é o sobrenome do Zé, ainda assim pode não dizer nada. Quantos Silvas encontramos pela frente? Nada de mal, ou contra... só que é comum - uma família grande!

Me aconteceu uma hoje... Empenhado na problemática instalação de um servidor de aplicações (nossa, que feio não? Quem é da área prefere Application Server) que já durava uma semana, investigando arquivos de log e trace que só me apontavam para a direção errada, numa das várias vezes que tive que reiniciar o servidor, ao "pingar" o hostname (aquele nome único que identifica um computador em uma rede), não obtive resposta... o servidor estava definido sem o seu domínio, que o diferencia num grupo de servidores. Uma vez informado o tal domíniouname myserver.mylocation.ie.ibm.coma coisa fluiu que foi uma maravilha!

Nada como dar nome aos bois, não?

No comments: