Monday, March 08, 2010

Eficiente x Eficaz


Outro dia na rádio, quiseram convencer aos ouvintes de que eficiente e eficaz eram TOTALMENTE diferentes. Quiseram impelir ouvido adentro que eficiente é genérico enquanto eficaz é específico; que a pessoa eficiente (numa empresa) é aquela que cumpre todas as suas obrigações, enquanto o eficaz produz resultado certeiro e específico.

Diferentes, mas não totalmente

Os dois adjetivos têm lá suas diferenças, mas são muito mais parecidos do que distintos. Ambos são adjetivo de dois gêneros; ambos se caracterizam pelo poder de produzir um efeito real (ambos eficientes); e por extensão de sentido, ambos produzem o seu efeito específico (ambos eficazes).

A nova cartilha do mundo corporativo continua querendo mudar a cartilha da boa palavra. Não contentes com o estrago que fizeram à língua com o tal do gerúndio, que começou no Telemarketing e se espalhou como uma praga nos outros setores, e logo na sociedade, estão sempre tentando arrumar uma moda nova, mudar o sentido de uma palavra ou importar outras de outras línguas para vocabulários super-específicos.

Será que algum dia este pessoal vai estar aprendendo que estar fazendo isso para o português não estará sendo legal?!?

No comments: