Wednesday, March 03, 2010

Hoje é Dia de Rei


Eu me refiro a Rodney King, taxista negro que foi violentamente espancado pela polícia de Los Angeles (LAPD), que o havia parado por dirigir em alta velocidade na noite de 03 de março de 1991, lembra? Toda a brutalidade foi registrada por um espectador, George Holliday, que filmou grande parte do incidente à distância... e as imagens correram o mundo.

O vídeo mostrou a polícia espancando repetidamente King. A exibição do vídeo por agências de notícias em todo o mundo causou indignação pública e o aumento das tensões entre a comunidade negra e polícia de Los Angeles, desencadeando um efeito bola-de-neve, onde a policia reagia com mais brutalidade e a população ficava ainda mais revoltada.

Quando os agentes envolvidos foram absolvidos em 29 de abril de 1992, por um juri formado por dez brancos, um negro e um asiático, provocou uma das maiores ondas de violência da história da Califórnia. Foram três dias de confrontos, incêncios, saques, depredações e uma onda de crimes que causaram 58 mortes, deixaram mais de 2800 feridos, destruíram 3.100 estabelecimentos comerciais e causaram prejuízos estimados em mais de 1 bilhão de dólares. Mais tarde, outro julgamento para apurar as violações dos direitos civis acabou condenando dois dos oficiais à prisão, mas outros dois foram absolvidos.

Veja o vídeo no youtube.

No comments: