Thursday, April 29, 2010

Partindo na Sexta-feira...

Amanhã, sexta-feira, é o meu último dia de IBM. E como é uma sexta-feira, e o "despejo" se deu pela "falta de verba" para o projeto, achei oportuna a música do Genesis, Get'em out by Friday, que tem como abertura um belo diálogo entre guitarra e teclado, com um baixo forte e acordes de órgão intercalados.

O mais interessante é que a música funciona como trilha sonora - no melhor sentido que isso possa evocar - para a letra, que parece mais uma peça de teatro, com diferentes personagens, que Peter Gabriel incorpora empregando diferentes estilos vocais em diferentes partes do texto. O tema é basicamente de crítica social da ganância corporativa e opressiva do sistema de habitação do Reino Unido nos anos 70.

A peça contém três personagens principais:
  • John Pebble: Um homem de negócios da Styx Enterprises. Perto do fim da canção, ele foi condecorado e trabalha para a United Blacksprings International.
  • Mark Hall (também conhecido como "The Winkler"): Um homem que trabalha para Styx Enterprises e tem a tarefa de despejar inquilinos.
  • Sra. Barrow: inquilina numa casa em Harlow, comprada por Pebble.
A trama começa com Pebble ordenando Hall a despejar os inquilinos até sexta-feira - o título da música. The Winkler informa a incrédula Sra. Barrow de que uma empresa adquiriu sua propriedade e que ela foi despejada. Ela se recusa a sair, mas The Winkler oferece £400 para a ela mudar-se, o que ela faz  meio que a contragosto.

Uma parte instrumental indica a passagem do tempo, levando a história para 2012, onde uma companhia, a Genetic Control, anuncia a restrição da altura de todos os seres humanos a 1,5 metros. A notícia  corre os pubs, e um tal de "Joe Everybody" revela ser a restrição devido ao fato da Genetic Control ter comprado algumas propriedades no mercado, e assim poderá acomodar o dobro de pessoas no mesmo espaço físico, ganhando mais dinheiro...

É, o dinheiro... sempre o dinheiro...

No comments: