Wednesday, April 21, 2010

Um Rioja DOC

Há mais coisas entre um Somontano e um Ribera Del Duero, Horácio, do que sonha a tua vã filosofia!

Pois é... uma surpresa! Quando eu mais achava que já estava cansado e enjoado dos Riojas, não é que o melhor vinho da noite, na minha opinião, acabou sendo um Rioja? E "jovem", além de tudo!

Rioja é uma Denominación de Origen Calificada (D.O.C.) da região conhecida como La Rioja, cujas uvas - uma pequena parte - também crescem em partes da região de Nafarroa (Navarra) e Araba (Álava), no País Basco. Rioja é dividida em 3 sub-regiões: Rioja Alavesa, Rioja Alta e Rioja Baja. A maioria dos viñeros (produtores de vinhos) misturam as uvas de diferente regiões, mas a prática de usar uvas únicas anda crescendo na região.

Don Carlos, este foi o vinho ontem! Um 2006, 100% tempranillo, que passou de 3 a 6 meses em pequenas barricas americanas de carvalho. Na noite também tivemos o fantástico Don Carlos Reserva, 2001, também 100% tempranillo (que caiu muito bem com os medalhões de porco cobertos com repolho roxo, levemente adocicados, e com um retro-gosto de canela), e um outro muito bom, Campomayor Reserva 2001, DOC Toro, mas o campeão, sem dúvida, foi o semi-crianza Don Carlos!

No comments: