Monday, June 14, 2010

Em época de copa...

Agora que começou a copa, começou também as campanhas publicitárias relacionadas a ela. Uma que vi recentemente apela para o poder da união pelo esporte... países historicamente inimigos, em confraternizaņao no futebol... mas que balela, não?

Ao ver Maradona hoje na TV, durante o jogo Argentina x Nigéria, ocorreu-me a imagem do jogador desonesto e anti-esportivo. Maradona pode ter sido bom tecnicamente, mas foi o exemplo do anti-esportista. Estrelinha, fominha, indisciplinado, violento, drogado... e teve a pretensão de ser comparado ao Pelé, coitadinho....

Mas a primeira imagem que me veio na cabeça foi a de Maradona fazendo aquele gol de mão contra a Inglaterra na copa de 1986. Mas pior do que isso, foi Thierry Henry, da França, na repescagem da Copa contra a Irlanda. Há uma forte campanha na Internet parq boicotar a França.

Isso é soladariedade?

Já que não dá para exigir ética e vergonha na cara de jogador de futebol - Henry, ao invés de comemorar o gol, deveria abaixar a cabeça e se desculpar pela infração! - ou tampouco acabar de vez com o que talvez seja mais insano dos esportes em todo o mundo - a melhor solução -, tenhamos ao menos um pouco de regulamentação, como por exemplo, monitoramento por computador, com as informações sendo passadas para o árbitro em tempo real.

No comments: