Friday, June 18, 2010

foi-se Saramago, Saramago foi-se

Pois não é que foi-se Saramago? Saramago foi-se! E melhor do que falar besteira é calar... Dizer que "O Mundo ficou mais burro e cego hoje", é de um lugar-comum que faria o próprio Saramago revirar -se no caixão, estivesse ele já acomodado!

Comunista de carteirinha - aliás, carteirinha não tinha... queimou-a em protesto à esquerda burra - dizia ser um comunista hormonal, e dizia possuir um hormônio que o obrigava, mesmo que não quisesse, a ser comunista. É o senso do humano, que Saramago sempre colocou em seus livros - todos!

Saramago me cativou no início dos anos 90,  com o romance O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de 1991. Depois deste, vieram praticamente todos os outros... li quase tudo de Saramago, e além do Evangelho, os que mais me cativaram foram os romances Levantado do Chão, Memorial do Convento, História do Cerco de Lisboa, O Ano da Morte de Ricardo Reis e os contos de Objecto Quase. A poesia dele também conheci, mas não me encantou muito na época... Eis uma boa oportunidade para relê-la (já caiu este circunflexo?)!

Ateu que era, fico imaginando onde andará Saramago...

No comments: