Monday, August 23, 2010

Aos atacantes de esquerda

Ficou chique atacar a esquerda. Lula representa, na cabeça pequeno-burguesa da sociedade classe média & média-alta brasileira, tudo o que eles têm vergonha de mostrar. Lula é o retrato do Brasil, representado numa metáfora cruel, de carne e osso. Só não lê quem não quer. Lula é tosco, fala errado, é politicamente incorreto e dá gafes a torto e a direito. Isso é o brasileiro, no Brasil e no exterior.

O que não se comenta são os programas sociais que Lula vem implementando. Para a elite brasileira, que quanto mais achatadas estiverem as classes inferiores melhor - se pudessem acabavam com esse povinho - Lula está incentivando a vagabundagem. Ao contrário, Lula vem desmantelando a miséria. Povo pobre até podemos ser, mas não miseráveis. Ou ao menos, menos miseráveis. Para quem come caviar e caga fios de ovos, o bolsa família e o fome zero são totalmente inúteis, uma verdadeira demagogia... como se demagogia fosse dar ao cidadão 3 refeições diárias. Se Lula usou isso politicamente, ora, até você usaria, não? Mas o indivíduo que passou a comer 3 vezes por dia não pensou em demagogia. Talvez nem saiba o que a palavra significa.

Tem o Brasil de se sentir, e o Brasil de se ver. Para o Brasil de sentir, precisa-se abrir os poros e fechar os olhos e os ouvidos para a mídia. Para o de se ver, é só fazer o contrário. Vide Veja, uma das piores representações do que um veículo formador de opinião pode ser: parcial, reacionário, propagandista. Falta história a este país. Não que falte história nela mesma. Falta o conhecimento da história. Conhecidos pela nossa memória curta, seguimos esquecendo passados, acreditando em veículos de comunicação comprometidos e interesseiros. A Rede Globo, no quesito citado, é uma meta-representação disso tudo - nem precisa ser citada, já é explicitamente assumida e largamente reconhecida a sua função propagandística, conforme a onda do seu interesse político.

Vejamos por exemplo a propaganda da Dilma Terrorista. Dilma foi terrorista sim, no sentido que a imprensa brasileira define terrorismo. No sentido que os EUA definem terrorismo, Dilma foi o oposto: uma heroína que defendeu com unhas e dentes a independência do seu país. Arriscou a vida - assim como seus companheiros - para desbancar a fanfarrada que foi o regime militar - uma bagunça, uma briga pessoal pelo poder, um joguinho de interesses, uma irresponsbilidade administrativa, uma brincadeira de mau gosto com um país inteiro, para se dizer o mínimo de assassínos profissionais que encarceraram civis e admitiam - publicamente - que a tortura era uma prática necessária.

O PT é um partido corrupto? Ora, o poder é corrupto, seja na forma que for, no sabor que vier, e de qualquer lado que estiver. O ser humano pode ser bom, mas também, infelizmente, pode ser ruim, maléfico, malfeitor, cruel, sanguinário e interesseiro. Não é uma bandeira que vai fazê-lo diferente.

Dizer a bocas abertas que o PT é socialista, e que isso é ruim, é ignorar séculos de história. A luta do socialismo sempre foi pela igualdade e pela oportunidade a todos, enquanto o capitalismo sempre defendeu a oportunidade, a chance de aproveitar um momento de fraqueza de um sistema falho e precário, onde alguns privilegiados - seja por informações, cargos, ou mesmo dinheiro - obtêm milhões com jogadas duvidosas no chamado mercado de capitais, a maior putaria que já se inventou na história da humanidade. E não há mágica: quando alguns ganham muito, muitos outros estão pagando por isso.

Ler na medíocre imprensa brasileira, artigos de pretensiosos formadores de opinião, com suas idéias pessoais e estreitas de um status quo criado para suportar a famigerada verborragia das mídias parcialescas, apregoando o voto funcional - votar anti-PT - é de um retrocesso sem tamanho na caminhada democrática.

Que não votem no PT. Que não votem no PSDB. Que não votem no PSOL, ou no raio que o parta. Mas votar num candidato para protestar, ou tentar impedir que um outro se eleja, é conlúio. E se isso for a democracia, melhor impormos o totalitarismo... assim ao menos serão claras as regras do poder, e não essa farsa que tentam impor.

No comments: