Sunday, August 08, 2010

Eu sou flor e capim

é fácil ser flor
é fácil ser capim
difícil ser fl*r e ser capim
Arnaldo Xavier, in arma zen, inédito


A sabedoria popular dos poemas de Arnaldo sempre me impressionaram. Essa semana mesmo me deparei com uma situação em que o haicai acima citado (da série arma zen, dedicada a Paulo Leminski), acabou iluminando minhas resoluções. Flor e capim. Opostos. O político e o cangaceiro. Quando ser um e quando ser outro? Quando usar da diplomacia e quando usar do verbo-peixeira? Consegui, depois de muita reflexão, ser os dois.

Outras pétalas arnaldianas que evocam a reflexão:

Amá-la
jamais
domá-la


Nada
cabe
à solidão


Dia
agnóstico:
ateu lado


Ave de fenda
chave
de senda


Manhã
daluz sangra
um galo


qualquer que seja o malmequer
qualquer que seja o bem-me-quer
seja qual flor


A dor
Nada
Adorna


Rei acéfalo
e maneta
de cetro e coroa

Pense nisso...

No comments: