Tuesday, August 03, 2010

Língua


Conta Esopo numa de suas fábulas que certo dia o seu senhor - Xanto - o encarregou de buscar no mercado o que de melhor encontrasse para servir como refeição a alguns convidados. Esopo saiu e comprou um punhado de línguas bovinas. Questionado por que línguas, Esopo justificou-se:
Há coisa melhor do que a língua? Ela é o laço da vida, da razão; e por meio dela as cidades são construídas e policiadas. Graças a ela as pessoas não só são instruídas, persuadidas e convencidas nas assembléias, mas também cumprem o primeiro de todos os deveres, que é o de louvar a Deus.
Xanto, querendo embaraçá-lo, pediu que Esopo comprasse, no dia seguinte, o que houvesse de pior. E no dia seguinte Esopo trouxe novamente línguas. Sem entender, Xanto pede uma explicação:
A língua é a mãe de todas as questões, a origem de todos os processos, a fonte das discórdias e das guerras. Se por um lado se ela é o órgão da verdade, de outro é também o do erro e, pior ainda, o da calúnia e da infâmia, porque se em dado momento ela louva os deuses, em outro é usada para a blasfêmia e a impiedade.
Onde se le língua, leia-se palavra. A palavra - principalmente a palavra escrita - é um instrumento poderosíssimo. E tem que ser usada corretamente e com critério. E são por estas e outras que eu digo: Não se imbecilize! Não caia na tentação das abreviações, da não-acentuação e da grafia simplificada (sic) das palavras... MSN, Twitter, Facebook, email, são ferramentas que vieram para ajudar a comunicação, não para deteriorar idiomas.

Abrace você também este apelo, seja lá em que língua você escreva!

No comments: