Friday, August 13, 2010

Um dia de azar?

Treze é um número de azar. Sexta-feira é um dia de azar. Mas por quê?

O imaginário das pessoas vai longe... na numerologia, o número doze é considerado o número da perfeição. E chamam de perfeição coisinhas como 12 meses no ano, 12 signos no zodíaco, 12 horas no relógio, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus, 12 deuses do Olimpo... faltou dizer que tem 12 unidades numa dúzia! E jå que o 12 é perfeito, o 13 é o quê? Imperfeito, é claro, e assim transgride a completude.

Dizem também que do azar pois Jesus foi crucificado numa sexta-feira 13. E havia 13 pessoas na última ceia (impressionante, não?). E os Cavaleiros Templários, que foram presos pelo Rei Philip numa sexta-feira 13?

Diz também que o compositor Gioachino Rossini, como tantos outros italianos da época, considerava a sexta-feira como um dia de azar, e 13 como um número de azar.... e ele morreu em 13 de novembro de 1868... uma sexta-feira 13!

Se esses argumentos não foram suficientes para te manter em casa, eu diria que você, camaradinha, não é um estadosunidense... Acertei?!? De acordo com o Stress Management Center e Instituto Phobia em Asheville, North Carolina, 21 milhões de pessoas nos Estados Unidos são afetadas pela fobia da Sexta-feira 13. Algumas pessoas ficam tão paralisadas pelo medo que evitam até mesmo sair da cama.

Agora fica mais fácil entender porque os prédios naquele país não têm o décimo-terceiro andar...

Ô gente doida, né?

No comments: