Saturday, January 01, 2011

Para citar Twain...


Be good and you will be lonesome.
Mark Twain, 1835-1910
Diferentemente do que pretendi dizer na minha mensagem de ano novo, há quem tenha interpretado como uma mensagem "pessimista", e que eu soara, no mínimo, "negativo"...

Ora, ora... não posso reclamar, pois o texto nasce para ser interpretado, não é mesmo? Pois, sendo assim, apenas usei de um subterfúgio literário-explicativo para fazer-me escancaradamente claro, ao dizer...
Então, pegue a sua (interpretação) você também! Eu fico com a primeira, acabou o ano, pois isso sim - e só isso - não podemos mudar.
Simples, não? Embora possa parecer menos "elegante", deixou menos espaço para interpretações equivocadas, como no caso da citação de Mark Twain acima... algum desavisado pode pensar que Twain soltou uma franca ameaça aos homens de bem, ou mesmo uma praga: Seja bom e serás solitário!

Eu sugiro que você seja um cara de bem. Mas seja do bem MESMO, de verdade, e não por temor religioso ou obrigação social. Independentemente de sua crença, seja bom apenas por ser bom. Não espere uma gratificação - seja ela terrestre ou divina - que você pode se arrepender... Por isso, seja bom você também, e experimente esta solidão da qual Mark Twain se referiu...

No comments: