Friday, March 04, 2011

Os Não-Morais


Ah, é carnaval... o apogeu da "cultura" brasileira, com pouco trabalho e muita folia... muito sexo, drogas e samba. Época de festejar...

Festejar o quê, pergunto? A nomeação do Tiririca para a Comissão de Educação e Cultura da Câmara?

Deixa o tiririca de lado e voltemos ao carnaval. Pode dizer que é pejorativo, mas não deixa de ser verdade. Todo mundo gosta de brincar o carnaval, sem dúvida, mas os fatores agregados é que incomodam.

A violência, por exemplo. Com sorte, você fica sabendo pelo rádio, TV ou jornal. Com um pouco menos de sorte, você conhece alguém que sofreu alguma violência. Descendo mais na escala, você presencia um ato de violência sem se envolver, e na pior das hipóteses, você sofre a violência.

Quanto ao sexo, as drogas e ao samba, ora, cada um na sua, desde que não atrapalhe os que não querem desfrutar da trindade.

Por isso, camaradinha... viva e deixe viver - ou seja, não venha desfilar seu bloco na minha sala de estar! Cuide do seu nariz (também de suas veias e de seu pulmão, dando-lhes o devido respeito e não socando substâncias duvidosas canais adentro) e me deixe em paz! Tenha um ótimo carnaval, e que você não encontre nenhum mascarado pelo caminho!

Tenho certeza que quando Chico Buarque escreveu "A Noite dos Mascarados", lá nos idos de 66/67, não pensou que o título da canção teria duplo sentido no carnaval! Nem mesmo Os Três Morais, que fizeram as vozes da música no LP Chico Buarque de Hollanda - vol.2, contavam com essa!

No comments: