Thursday, May 05, 2011

Uma vela para Santo Onofre


Santo Onofre, conhecido padroeiro dos cachaceiros, iluminou meu caminho mais uma vez! Não que eu seja cachaceiro, isso não!!! Mas como os assuntos eram relacionados com vinhos, Baco (ou Dionísio) que me perdoem, mas tenho que acender uma vela para o santo!

Explico: tiramos alguns dias de folga para uma incursão catalana aos prazeres do prato e do copo, e como tudo o que é planejado acaba perdendo a graça, estávamos nós lá em Tarragona querendo visitar algumas vinícolas para provar vinhos feito por pequenos produtores, mas sem nenhuma idéia de onde ir... Munidos apenas com um mapa genérico da região de Priorat (Denominación de Origen Calificada del Priorat), chegamos a Gratallops e nos hospedamos no Hostal Elvira, uma pequena pousada associada a uma bodega e a uma botiga, cuja proprietária nos informou da 16a Fira del Vi - Mostra de Vins de les DO's de la Comarca del Priorat.

Já viu, né? Para quem queria provar vinhos de duas ou três bodegas, poder encontrar praticamente quase todos os produtores de Priorat e Montsant reunidos num mesmo lugar, é muita sorte... e santo forte!

É a segunda vez que me agracia Santo Onofre... a primeira foi em Johannesburg, Africa do Sul, quando tive a oportunidade de visitar a Jo'Burg, uma feira onde todos os produtores de vinho do país estariam reunidos.

Ô Santo Onofre...

No comments: