Wednesday, June 15, 2011

I might drop one...

... but it was close!

Run baby, run...
Muita discussão ao redor das taxas pagas no mercado de trabalho para Informática...

Recentemente uma matéria na Veja (aka Óia) publicou uma matéria com a média mínima e média máxima de salários para várias áreas de Tecnologia da Informação. A matéria que despertou uma discussão acirrada entre os que acham os números irreais - a grande maioria - e aqueles que acham que os valores estão condizentes com o mercado (inclusive este que vos escreve).

Desde que os ianques implementaram a máxima de que a informação referente a quanto você ganha é mais importante do que a sua senha bancária, ficou fácil para as empresas negociarem salários individualmente, passando por cima de associações e sindicatos. Antigamente, quando isso não era segredo, os valores eram bem alinhados, e as eventuais diferenças eram geralmente devidas à experiência dos indivíduos... mas hoje não! Fulano trabalha ao lado de Cicrano, fazendo a mesma coisa que Cicrano faz, mas pode estar ganhando quase o dobro que Fulano... isso porque Fulano, desconhecedor do "mercado" ou apenas precisando mais desesperadamente de um trabalho que Cicrano, aceitou menos, e não quis arriscar com negociações.

Aqui na Europa é a mesma coisa... cito dois exemplos extraídos de uma ferramenta de cálculo salarial que está bem próxima da realidade. Analisei um salário de um Arquiteto e de um Consultor genérico, ambos com a mesma experiência e os mesmos conhecimentos:


Os dois valores médios se aproximam, mas se considerarmos os salários-base, há uma diferença grande... e para ambas simulações os dados informados eram de um profissional bem experiente. Assim, um Arquiteto Sênior pode ganhar 45,000 por ano, enquanto o outro ganha 95,000 - mais que o dobro!

Ah... esse "mercado"!

No comments: