Saturday, July 23, 2011

Um brasileiro chamado Gérson

O meio-campistas Gérson, conhecido como "Canhotinha de Ouro", foi um do melhores meio-campistas de toda a história do futebol brasileiro. Campeão do mundo pela célebre Seleção de Ouro de 1970, ao lado de Pelé, Tostão, Rivelino, Jairzinho, Gérson é lembrado não apenas pelo seu valor esportivo, mas também por ter seu nome associado a uma das poucas leis que são realmente respeitadas pelos brasileiros, no Brasil ou mundo afora. Ao lado da Lei da Gravidade (inexorável) e da Lei de Murphy (imprevisível), a Lei de Gérson rege que "É preciso levar vantagem em tudo, certo?".

Hum... certo. Embora não seja uma lei escrita, a Lei de Gérson deu à malandragem, à esperteza e ao famigerado "jeitinho brasileiro" um enunciado definitivo na frase que Gérson pronuncia na propaganda de televisão veiculada em 1976 para os cigarros Vila Rica. No comercial, Gérson diz que Vila Rica "É gostoso, suave e não irrita a garganta". E continua: "Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro?". E finalmente, com um sorriso malicioso pregado na cara, solta a pérola que, descontextualizada, tornou-se o bordão definitivo do pior cancro cultural dos brasileiros, justificativa oportunista para espertalhões sem ética ou moral: "Gosto de levar vantagem em tudo, certo?".

Certo... E hoje em dia, gente que não conheceu Gérson e tampouco ouviu falar da Lei de Gérson tem como premissa levar vantagem em tudo. Isso é malandragem, e em certos casos é bandidagem mesmo. Praticar a lei e dizer que não pratica é mentira. Praticar e dizer que tal prática não faz mal a ninguém é ignorância. Praticar às escondidas e apregoar os malefícios da lei é hipocrisia.

É... doa a quem doer, camaradinha.
Assista ao comercial do Villa Rica no youtube.

1 comment:

Eduardo Miranda said...

É, falha nossa... Garrincha não foi campeão em 70. Obrigado pelo toque Bruno.