Sunday, January 08, 2012

Vai mijar no teu quintal!

Os protestos ocorridos em Dezembro passado na Praça Tahrir voltaram, novamente, a atenção para o "problema" do Oriente Médio. A foto acima circulou na mídia mundo afora e causou indignação unânime em vários países e em diferentes classes... todos do Ocidente, vale lembrar.

E ressalto o ocidente porque meu ponto é justamente este: a ingenuidade do ocidente em, primeiro, achar que seria tarefa fácil mudar culturas seculares sem ao menos entendê-las, e depois, a pretensão de achar-se o detentor do que supostamente seria melhor para tais culturas!

Entender o Oriente Médio, sua cultura e sua religião é fundamental para qualquer país ou indivídiuo ousar, apenas ousar, julgá-los, ou estaríamos incorrendo na intolerância e no totalitarismo, sentimentos já bem conhecidos pela humanidade em experiências passadas, como nazismo, facismo, comunismo, socialismo... e mesmo o capitalismo selvagem que pratica-se hoje em dia no chamado "mundo livre", porque não? Ou alguém ainda se ilude que há democracia na decisão dos governos europeus de ajudarem os gananciosos bancos, e depois cobrarem a fatura nos impostos dos cidadões? Ah, certamente... estão todos felicíssimos em pagar mais impostos para ajudar os banqueiros, coitadinhos, a limparem a cagada que fizeram!

Assim, camaradinha, esse bafafá todo no Oriente Médio é devido, basicamente, à intromissão dos governos ocidentais em áreas onde eles não entendem o que está em jogo. Não entendem culturalmentre, religiosamente, politicamente, economicamente, humanamente, e tantas outras mentes que estão longe de entender, pois não jogam as cartas daquela "democracia" e daquela "liberdade" que eles fizeram muita gente acreditar, primeiro, que existe, e depois que é a melhor do mundo.

Enquanto eles não forem plantar batata, catar coquinho, ou chupar maçaneta, o Oriente Médio não terá paz, seja esta paz um modelo ocidental, oriental, ou interplanetário - nem deus ou alá sabem!

No comments: