Friday, April 13, 2012

Eterna Sexta-Feira 13


Se você é supersticioso, esse ano será uma barra! Aliás, já começou: 3 sextas-feiras 13, em Janeiro, Abril (hoje!) e Julho. É a tal da friggatriskaidekaphobia (Frigga, deusa nórdica que também significa Sexta-feira, e triskaidekaphobia, medo do número 13), ou paraskavedekatriaphobia, uma concatenação das palavras gregas paraskeví (Παρασκευή, que significa "sexta-feira"), e dekatreís (δεκατρείς, que significa "13") ligado à palavra phobia (φοβία, de phobos, φόβος, que significa "medo").

Alguns países elegeram outros dias para o dia do azar. Na Itália, é a Sexta-feira 17. Em alguns países de língua hispânica e na Grécia, a Terça-feira 13 é o dia de má sorte. Isso, claro, além da Sexta-feira 13, globalmente imposta e divulgada pelo Tio Sam, através do sucesso hollywoodiano do mesmo nome, onde Jason faz a festa com a rapaziada e, numa triste paródia que lembra a politicagem banditícia Pindorâmica, nunca morre, e sempre acaba voltando no próximo episódio da série!

No Brasil, país "praticamente" desenvolvido, a fobia é muuuito mais sofisticada: ela não se atém a dias, nem da semana nem do mês; a fobia é diária mesmo! Fobia de bandido, fobia de polícia, fobia de político, e a pior de todas, a fobia do próximo, que você não sabe se é bandido, polícia ou político... Haja nóia pra tanta fobia!

"Nah, você se acostuma..."! Pois é, eu prefiro me acostumar ao frio irlandês!

No comments: