Thursday, April 12, 2012

Que diferença?


Social. E só política econômica não diminui diferença social. Economia à deriva e na maré dos mercados acaba por proporcionar essa especulação sem tamanho, essa alta cambial da moeda, a oferta irreal de crédito, a inflação disfarçada, o juros embutido em tudo, a alta dos preços... pondo tudo na mesma panela e temperando com as boas novas que o governo traz da política internacional - a economia brasileira é uma potência, etc, etc - gera o ensopado da distorcida realidade brasileira. Realidade que tem impacto diferente em cada classe, mas certamente a violência estará presente em todas, de A a E.

Frei Betto certa vez disse que os torturadores da ditadura eram ateus militantes; o apresentador José Luís Datena laborou que "Ateus são pessoas sem limites, por isso matam e cometem atrocidades, pois acham que são seu próprio Deus". Queriam eles passar a idéia de que o mal é monopólio de quem não crê? Creio que sim...

Hoje em dia esse papo não se sustenta mais. Bandido tem tatuagem de Nossa Senhora, veste crucifíxo e ora toda noite! O mal é resultado de um sentimento que cresce proporcionalmente à desigualdade social, agravado pelo descontrole total com o problema das drogas e a cultura da violência imposto pela mídia e a indústria do entretenimento. Para começar! E a falta de regulamentação na economia também ajuda.

No comments: