Wednesday, September 25, 2013

Arthur's Day



Amanhã é Arthur's Day, supostamente para comemorar o aniversário da Guinness. Foi organizado pela primeira vez por Diageo (multinacional de bebidas alcoólicas com sede em Londres) em 2009, e consiste numa série de eventos de música, onde vários artistas - alguns bem famosos - se apresentam em lugares não previamente determinados, ou seja, você pode estar lá tomando uma Guinness no seu pub local e de repente o Bono Vox grita um "Good Night all, we are the U2" e começa a tocar Beautiful Day!

Tudo muito bem, lindo e maravilhoso, não fosse um bando de artistas levantando algumas bolas sobre o assunto, sob a bandeira Anti-Arthur's Day. Por exemplo, acusam a Diageo de estar interessada apenas nas vendas (que novidade!) e não no aspecto cultural do evento, aspecto asliás bem negativo, pois apenas instiga mais um dia de bebedeira, e explora o estereótipo do irlandês beberrão apelando para um símbolo nacional - a cerveja Guinness! "Um St. Patrick Day é o bastante no ano", clamam!

Eu até vejo o ponto deles, mas para defender esta idéia - de banir o Arthur's Day para evitar a bebedeira - teria também que apoiar a idéia de que não se pode vender alcohol barato, e que ~uma cerveja no mercado custe no mínimo €1, e o vinho €5. Ora, se a bebida é barata para ser vendida abaixo deste preço, para que cobtrar mais? Por que não EDUCAR o povo para beber moderadamente? É cultural, tem que mudar!

Boicotar o Arthur's Day porque a Diageo é uma multinacional gananciosa, apoiado! Boicotar para que não haja so conhecidos espetáculos dos beberrões e beberronas pelas ruas da cidade, negativo! Gaste seu dinheiro em campanhas anti-bebidas, proibam propagandas de bebidas na mídia, enfrentem o poderoso e irresponsável lobby do alcohol que não tem interesse nenhum na cura, mas sim na doença. E finalmente, mudem o nome do festival para The Music Day!

E viva a música no Music Day!

No comments: