Monday, September 07, 2015

Os outros brasileiros


Ao termos notícia de brasileiros barrados na Europa, o sentimento tende à indignação e discriminação. Quase nunca questionamos se tais brasileiros mereceram o veto. Juízo de valores à parte, as autoridades estrangeiras estão cada vez mais alertas sobre o já famoso - e famigerado - "jeittinho brasileiro"! Em se tratando de ditos populares, depois que o cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça, você, que não é cobra, acaba ficando indignado. E com razão!

Na ocasião do jogo amistoso de futebol entre Brasil e Irlanda, aqui em Dublin, um amigo trabalhou como guia turístico para um grupo de mais ou menos 40 brasileiros. Contratado à partir do Brasil, ele buscou o grupo no aeroporto, fez passeios pela cidade, levou-os do hotel para o jogo e, no dia seguinte, quando deveria fazer o translado do grupo para o aeroporto, foi avisado que não seria necessário, pois o grupo não voltaria ao Brasil. Espantado, perguntou o motivo, e disseram que ficariam para morar - ilegalmente - no país! Quando a imigração descobrir, provavelmente não vai sair à caça dessa gente, mas que a notícia vai se espalhar na comunidade européia, isso vai...

É assim que muitos pagam por poucos.

Independentemente de serem legais ou ilegais, na lógica perversa da vantagem, muitos são - ou se tornam - verdadeiros bandidos. Veja essa comunidade no Orkut, intitulada "Tópicos do Mal", onde o fundador dá "dicas de sobrevivência" na Irlanda, acompanhado por outros entusiastas, que se divertem aplicando golpes de duvidosa moral, e crimes de estelionato. São coisinhas como não pagar o transporte público, dar nome e endereço falsos em hospitais, abrir várias contas bancárias antes de voltar para o Brasil e deixá-las negativa, dar calote na última conta do cartão de crédito, beber cerveja na conta dos irlandeses, e outras "espertezas" bem apropriadas para o famoso estereótipo do "jeitinho brasileiro de levar vantagem em tudo (certo?)".

O pior é a impotência dos que são discriminalizados simplesmente por serem brasileiros e serem confundidos com essa gente. Assim, as pessoas de bem (diferentemente daquelas do mal), nós, os outros brasileiros, além de nos sentimos envergonhados, devemos combater esse tipo de atitude e pensamento, tornando-o público, na esperança de refrear tais comportamentos.

Cada uma, né?!?

No comments: