Tuesday, April 07, 2020

Sonho, logo existo?

uma fábula chinesa


Tem uma fábula chinesa que diz que em uma noite, Zhuang Zhou(*) - Zhuangzi para os íntimos - sonhou que era uma borboleta, a voar alegremente pelos campos, e que quando acordou, questionou se realmente era Zhuangzi que acabara de sonhar ser uma borboleta, ou se era uma borboleta sonhando ser Zhuangzi...

Raul Seixas, letradíssimo no Caminho do Tao, no Buda, em Confúcio, em Krishna, Jesus Cristo, Alex Crowley e o diabo-a-quatro (literalmente), registrou a fábula na canção "O Conto do Sábio Chinês", no LP "Abre-te Sésamo" de 1980. Belíssima!

O argumento do sonho sugere que o ato de sonhar fornece evidências de que nossos sentidos, na qual tanto confiamos para distinguir realidade de ilusão, não são totalmente confiáveis, e qualquer interpretação que dependa dos sentidos, deveria no mínimo ser cuidadosamente examinada antes de concluírmos se é de fato realidade!
-- Como assim? Tudo o que vejo, ouço, sinto e percebo não é real? Ou pode não ser real?

-- Pois é... louco né?
Se fosse hindu esta fábula, provavelmente traria a questão da não-dualidade embutida, e talvez explorasse a possibilidade de Zhuangzi e a borboleta serem um só!

Deixo aqui um haiku/tanka(**) com a minha versão zen-budista/vedântica do dilema:
borboleta não viu Zhuangzi
Zhuangzi não viu borboleta:
nem borboleta, nem Zhuangzi -
          observador
          que a tudo observa.


(*) Zhuang Zhou foi um influente filósofo taoista chinês do século IV a.C. Muitas vezes conhecido como Zhuangzi (/ˈʒwæŋˈziː/; Chinese: 莊子) ("Mestre Zhuang"), viveu por volta do século IV a.C., durante o período dos Reinos Combatentes, um período correspondente ao cume da filosofia chinesa, o período das cem escolas de pensamento.

(**) Haiku (俳句) é uma forma curta de poesia japonesa de 17 sílabas poéticas arranjadas em versos de 5 - 7 - 5 sílabas. O Tanka (短歌) é outra forma curta de poesia japonesa formada por 31 sílabas poéticas arranjada em versos de 5 - 7 - 5 - 7 - 7 sílabas. Além da forma, elas também diferem no tema; tradicionalmente o haiku trata de temas ligados à natureza, enquanto o tanka é mais genérico. Outra curiosidade é que o haiku originou-se do tanka. Nesta minha interpretação da fábula, ofereço as duas formas - o haiku (3 primeiras linhas) e o tanka (2 últimas linhas adicionais).

No comments: