Monday, April 11, 2011

Muito além da burqa


Entrou em vigor à partir de hoje na França uma lei que proíbe o uso de qualquer tipo de véu que cubra o rosto. Segundo a lei, qualquer mulher francesa ou estrangeira, vestindo um véu que esconda a face (como o niqab ou burqa) pode ser parada pela polícia e receber uma multa de €217. Eu, particularmente, acho que a lei deveria estipular que "... qualquer pessoa francesa ou estrangeira, vestindo um véu que esconda a face..." já que debaixo de uma burqa não se sabe o que está!

Muito se falou na mídia, muito se protestou. E muito ainda se falará, mais protestos virão... Uma questão de violação dos direitos humanos e da liberdade de expressão ou uma adaptação cultural necessária? Eu fico com a segunda! Essa proibição não tem nada a ver com intolerância religiosa, é uma simples questão de leis e costumes.

Fico imaginando o que aconteceria a uma mulher ocidental vestindo uma mini-saia num país muçulmano, como o Afeganistão... talvez ela nunca se atrevesse a tal gesto, pois deveria saber que estaria sujeita a apedrejamento público, segundo as "leis" do Corão...

No comments: