Saturday, June 14, 2014

A Cambada de Preto


A Cambada de Preto - leia-se a cambada vestida de preto - é outra onda brasileira de imitar tendências internacionais. E como quase tudo que invade nossa praia, acaba criando um mar de aproveitadores, oportunistas, interesses escusos e bandidismo.

Surgido na Alemanha no final dos anos 70, início dos 80, o Schwarzer Block, ou Black Boc em inglês, é uma tática de protestos e passeatas onde os indivíduos usam roupas pretas, lenços, óculos escuros, balaclavas, capacetes, e outros items para cobrirem o rosto, com a intenção de que a massa pareça compacta, distinta, não-identificável. Assim intimidam, parecerem numericamente superiores do que são, e covardemente se escondem atrás de suas máscaras.

Frequentemente associados com anarquismo e proclamando-se anarquistas eles mesmos, intriga-me saber se teriam, nas manifestações brasileiras, pessoas que realmente se consideram anarquistas - sabendo o que realmente é o anarquismo.

Esse é um debate antigo. Desde a resistência aos militares nos anos 60 discute-se se a luta deveria ou não ser armada. E como bem colocou Ferreira Gullar uma vez, seria estupidez partirmos para a luta armada contra militares: nós, civis em busca de justiça, eles, soldados preparados para a guerra e no poder, conduzindo o aparato da repressão, no campo deles, a guerra! A saída, dizia Gullar, seria atacarmos com o que temos de mais forte: a inteligência; em nosso campo, a cidade.

Protesto inteligente é o que atinge o cerne - não a superfície - do problema. Quebrar patrimônio público e cercear o direito de ir e vir é abuso, oportunismo e burrice.

No comments: