Wednesday, July 28, 2010

Essa tal de Privacidade...

Parece até um disparate falar em privacidade nos dias de hoje, uma quimera dos idos do século passado... ou além! Privacidade é um estado que, via de regra, o ser humano sempre buscou. Originária do Latim privatus - separado do resto - privacidade é a habilidade que alguém tem em controlar sua própria exposição, assim como a disponibilidade das informações acerca de si. Tem a ver também com a capacidade do indivíduo existir na sociedade, seja de forma anônima, através de pseudônimos ou simplesmente por falsa identidade.

Num mundo sem fronteiras - ou sem paredes - onde todos viviam a céu aberto, ao se levantarem as "primeiras paredes" o homem teve sua "privacidade" questionada imediatamente: O que farão lá dentro que não podem fazer aqui fora? Uma questão tão arraigada ao nosso ser que inevitavelmente sentiríamo-nos invadidos!

E o que dizer da era cibernética? Facebook, Orkut, Twitter, LinkedIn,  e até mesmo o telefone celular... todos têm como foco pessoas reais, não necessariamente famosas, mas que no fundo, almejam serem (re)conhecidas. Elas querem a não-privacidade... desesperadamente! O mundo está virando um grande Big Brother, como brilhantemente previu George Orwell no seu livro 1984, publicado um ano antes de sua morte em 1950.

Em Ecce Homo, Friedrich Nietzsche já perguntava "Como alguém se torna o que é?" Uma mera questão de exposição? Pode ser... Várias pessoas andam cometendo Facebookcídio e Twitticídio. Eu mesmo cometi Orkuticídio no passado (veja meu manifesto aqui), justamente por não pertencer a esta concepção que acaba misturando 1984 de Orwell com A Sociedade do Espetáculo (1967) de Guy Debord...

Praticamente todo mundo tem um blog hoje em dia... Lá, a informação é controlada, pois VOCÊ - e SÓ VOCÊ - publica nele, diferentemetne das redes sociais... Por isso, camaradinha, um suicídio coletivo nos Orkuts, Facebooks e Twitters da vida seria uma porrada na cara dessa hipocrisia social, não?

Sigam-me os bons!!!
Society of Spectacle
1984

No comments: