Friday, April 22, 2011

Santa?


Chegou a Semana Santa... Aqui na Irlanda, comemora-se o "Good Friday" em dobro: religiosamente os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura do Cristo; politicamente, pelo Acordo de Belfast, ou Acordo da Sexta-feira Santa, tratado assinado em Belfast em 10 de Abril de 1998 pelos governos Britânico e Irlandês, com apoio do povo - do norte e da república - manifestado em referendo.

Mas o que ninguém quer - ou gosta - de dizer é que também é um dos dias onde o povo irlandês exerce a hipocrisia de forma sofisticada: como é o dia em que nenhum comércio abre, a noite anterior se torna uma verdadeira corrida à qualquer loja ou mercado que venda bebidas, para "abastecer o estoque", num desespero tremendo de ficar "na seca" durante o feriado. Detalhe: no sábado tudo abre normalmente, mas só após as 12:30 (outra hipocrisia), pois bebidas alcoólicas não podem ser vendidas antes desse horário.

Providencialmente li um artigo esta semana no The Observer sobre o barateamento da sidra (White cider is becoming like heroin among alcoholics), sugerindo que as sidras de alto teor alcoólico estão se tornando populares entre os viciados devido aos incentivos fiscais protecionistas, sugerindo que os incentivos deviam cessar, ou mesmo que o governo deveria cobrar mais taxa sobre o álcool.

Essa é uma lógica invertida muito comum na Europa: taxar pesadamente as bebidas e os cigarros para diminuir o consumo, mas ao invés de diminuir, tal medida apenas seleciona quem consome o produto. Educação e campanhas informativas, que a princípio podem parecer gastos se comparadas ao lucro das taxas, combateriam o mal pela raíz, e minimizariam os problemas sociais com os adictos.

Monday, April 11, 2011

Muito além da burqa


Entrou em vigor à partir de hoje na França uma lei que proíbe o uso de qualquer tipo de véu que cubra o rosto. Segundo a lei, qualquer mulher francesa ou estrangeira, vestindo um véu que esconda a face (como o niqab ou burqa) pode ser parada pela polícia e receber uma multa de €217. Eu, particularmente, acho que a lei deveria estipular que "... qualquer pessoa francesa ou estrangeira, vestindo um véu que esconda a face..." já que debaixo de uma burqa não se sabe o que está!

Muito se falou na mídia, muito se protestou. E muito ainda se falará, mais protestos virão... Uma questão de violação dos direitos humanos e da liberdade de expressão ou uma adaptação cultural necessária? Eu fico com a segunda! Essa proibição não tem nada a ver com intolerância religiosa, é uma simples questão de leis e costumes.

Fico imaginando o que aconteceria a uma mulher ocidental vestindo uma mini-saia num país muçulmano, como o Afeganistão... talvez ela nunca se atrevesse a tal gesto, pois deveria saber que estaria sujeita a apedrejamento público, segundo as "leis" do Corão...

Friday, April 01, 2011

A Hipocrisia da Pirataria

A pirataria é apenas o sintoma, mas querem pintá-la de doença. Que o produto pirata é o motor do crime organizado todo mundo já sabe... só que não funcionou! As campanhas para impedir - ou diminuir - o comércio de produtos piratas apelando para a consciência do povo deu com os burros n'água, e acredite, não haverá campanha que emplaque se não apelar para o bolso, a verdadeira consciência do brasileiro.

Leia mais no Auto-Pensante.