Tuesday, July 04, 2006

paródias do futebol

Futebol é uma arte. Quantos artistas não parodiaram o futebol na música, cinema, teatro, artes plásticas e literatura? Lembro aqui a velha equação do saudoso Nelson Rodrigues, onde dizia que Futebol = Pátria de Chuteiras! Nada mais bonito do que esta imagem, embora não tenha sido o que vimos sábado passado em Brasil e França.

A paródia da fome cabe muito bem aqui: só se vai ao prato de comida com fome. E quanto mais fome se tem, mais ávido se vai ao prato de comida, que nem mesmo importa qual comida seja, apenas comida, que desesperadamente engole-se toda, quase sem mastigar, salvando-se só o prato!

Os jogadores do Brasil estão satisfeitos... falta-lhes fome. Tão satisfeitos que alguns deles até engordaram demais! Estão longe os anos em que tinham aquele brilho nos olhos e aquela gana no peito. Hoje a maioria deles pensa em euros. A seleção brasileira é só mais um clube de mais uma temporada. Ao final, o resultado não irá mudar o estilo de vida sofisticado glamoroso que desfrutam na Europa, com seu consumo de bens praticamente inalcançáveis no Brasil, com o respeito que ainda carregam ao desfilarem pelas calçadas-passarelas de resorts europeus em férias milionárias, merecidas ou não.

É Nelsão... hoje em dia, com a ajuda dos nossos técnicos geniais, teremos:

Futebol = (Pátria de Chuteiras x milhões de euros)² ∴ Futebol = Chuteiras Sem Pátria!

No comments: