Wednesday, December 06, 2006

elas não são lindas?

Do jeito que a coisa anda, o velho estica-e-puxa não é nada! A tal da falsa-beleza das cirurgias plásticas já pode ser chamada de Beleza Inteligente, frenta à ditadura da beleza burra - leia-se anoréxica. Felizmente este absurdo já está sendo combatido aqui na Europa, conforme informado neste espaço.

No mesmo sentido, à favor da maré, surge agora o apoio fundamental da Academia para Transtornos Alimentares (Academy for Eating Disorders, AED), uma organização internacional para o tratamento, pesquisa e educação de profissionais em transtornos alimentares. E é exatamente como devem ser tratadas estas modelos: pessoas transtornadas! E a anorexia, nestes casos, muito além que uma simples doença associada à falta ou perda de apetite, deve ser tratada como transtorno mental, onde a combinação de fatores genéticos e ambientais e psicológicos podem desencadear quadros devastadores.

Faz-se agora um apelo para que se proíba, em todo o mundo, a utilização de modelos com peso excessivamente baixo em desfiles e revista de moda e para que se estimule a indústria a adotar um valor mínimo aceitável da relação peso-para-altura de acordo com o estabelecido pela Organização Mundial de Saúde.

"A indústria..." mas que porra é essa indústria? Parece mais um conto de Kafka, na misteriosa Praga, onde "as entidades" operavam nas sombras, com seus tentáculos de longo alcance, manipulando e controlando tudo e todos, não importando onde estivessem.

Não é o caso: sabe-se muito bem quem são o que chamam de "a indústria da moda". E embora a indústria da moda não tenha contra-indicação e não cause, diretamente, nenhum transtorno alimentar, ela contribui muito para a percepção da beleza na cabecinha-de-vento das modelos (pobrezinhas!!!). A indústria da moda, as agências de modelos e as revistas de moda deveriam adotar, coletivamente, a declaração mundial da AED e definir, assim, padrões mais saudáveis, fisica, mental e esteticamente.


Mas contar com o bom senso, apenas, não adianta. Juntamente com a declaração da AED, todas as pessoas, orgãos, instituições e o cacete-a-quatro deveriam bradar, clamar, boicotar "a indústria" e as pobres cabecinhas-de-pena-de-galinha... Algo precisa ser feito, afinal, quem aguenta TANTA BELEZA ? ? ?

No comments: