Thursday, April 05, 2007

Livrai-nos do mal

"Eu quero que esta seja a confissão mais honesta de toda a minha vida." Assim começa "Deliver Us From Evil" (Livrai-nos do Mal), um bravo documentário que nos arremessa direto ao incômodo tema do abuso sexual de crianças, e nos transporta diretamente à escuridão da mente e às entranhas do coração de Oliver O'Grady, um padre irlandês pedófilo que atuou em várias paróquias e comunidades no norte da Califórnia durante os anos 70 e 80.
O'Grady, que é de Limerick, a terceira maior cidade da República da Irlanda, confessou seu problema ao bispo Mahoney, que apenas mandou-o para outra cidade, na esperança de enterrar o dilema e de proteger a igreja católica da desonra e vexame.

O documentário de Amy Berg mistura, de maneira emocionante, entrevistas com as vítimas e seus familiares, com a polícia, depoimentos de teólogos, advogados e psicólogos e o testemunho de Mahoney e Monsignor Cain, superiores de O'Grady e responsáveis por seus serviços, além de entrevistas com o próprio O'Grady, que atualmente anda livremente pelas ruas de Dublin, após cumprir apenas metade da pena de quatorze anos que lhe foi imposta - e isso só se deu após ter abusado de centenas (!!) de crianças durante seus 20 anos de serviços, incluindo um bebê de 9 meses!

Não há narradores no documentário, e os contrastes das entrevistas acabam dando o tom. No começo, o documentário mostra O'Grady como um homem delicado e amável que lamenta tudo o que fez, e vive dizendo que estas coisas não deveiam ter acontecido de maneira nenhuma. Conforme o documentário avança, o que se nota é um homem profundamente atormentado e mentalmente doente. A incapacidade de ter um comportamento humano normal e falta de percepção da magnitude do mal que causou é tanta que O'Grady escreve cartas a suas vítimas esperando encontrar-se com elas face a face, e fazer-lhes um pedido de desculpas formal. "Espero que tiodo o mal que lhes causei seja reparado após nosso encontro." O convite é retirado mais tarde, mas é assim que ele vira-se para a câmera e diz "Espero vê-los muito em breve" e agracia-nos com um sorriso tímido e um piscar maroto.

Se fosse realizado por Michael Moore, provavelmente nem Mahoney nem O'Grady estariam vivos agora, e o próprio Papa Benedictus XVI, na época ainda Joseph Alois Ratzinger, que teve participação no ardil que acobertou O'Grady, teria que dar satisfações, mesmo após George Walker Bush - que carinhosamente chamo de Jorge Caminhador Arbusto - ter decretado sua imunidade jurídica. Não é satisfeito em amaldiçoar O'Grady, Berg sugere que os verdadeiros culpados são o bispo - hoje Cardeal - Mahoney e seu bando de etcéteras, que mantiveram o monstro encoberto. O'Grady, que é incapaz de perdoar seus superiores por ter sido protegido e favorecido, num dado momento diz que deveria ter sido afastado das crianças, das comunidades e das paróquias, para ser tratado. Falando, parece um apelo para a compreensão ou para o perdão. Não é. Melhor que isso, cria uma impressão vívida da profundidade dos danos feitos.


Entregue-se (deliver), de coração e livre-se (deliver) de todo o mal das idéias pré-estabelecidas neste documentário visceral e perturbador... e prepare-se para quebrar alguns paradigmas e idéias pré-estabelecidas do establishment e do status-quo do divino.

1 comment:

Anonymous said...

Baixar o Documentário - Livrai-nos Do Mal - Conheça um pouco do padre pedófilo irlandês Oliver O´Grady - http://mcaf.ee/5xw93