Tuesday, May 01, 2007

escrever pra quê?

essa eu ouvi na rádio daqui:
"O que faz você pensar que queremos ler o seu blog?"
Essa é boa. E eu tenho uma boa resposta pra quem faz este tipo de pergunta:
"Quem disse que eu quero que você leia o meu blog?"
É a mesma pergunta estúpida que se faz a um escritor: "O que faz você pensar que queremos ler o seu livro?" Ora, acho muita pretensão desse alguém achar que seja ele assim tão importante para achar que o escritor faça questão da sua leitura. Não quer ler, simplesmente não compre-o! E no caso dos blogs, não leia-os.

Pois é, a máxima de que quem escreve quer ser lido não é de todo verdade. É claro que há os narcisistas. E não há nada de errado nisso! A parábola de Narciso tem sido uma grande fonte de inspiração para os artistas há pelo menos dois mil anos, começando com o poeta romano Ovídeo, no livro III de suas Metamorfoses. Em séculos mais recentes, outros poetas como John Keats, pintores como Caravaggio (dono da ilustração acima), Nicolas Poussin, Turner, Salvador Dalí, e Waterhouse. É claro que há casos em que o "artista" se transforma no próprio Narciso - dizem isso do Ulisses Tavares, mas eu duvido...

Bem, eu mesmo me rendi à facilidade dos blogs em 2004, por puro exercício de escrita, organização e textualização de idéias, nada mais. Passar a divulgar o endereço para certas pessoas - geralmente um rol restrito de amigos - não significa que quero que leiam, simplesmente porque não espero retorno; simples assim. Mas não me levem a mal, hem? É claro que retornos são bem-vindos...

Por isso me pergunto:
"Será que tem alguém que pensa que eu quero que leiam meu blog?"
Se tem, só quero lhe dizer uma coisa, meu camaradinha... você acertou!

No comments: