
De origem latina na palavra scrupus, que significa pedra, era usada como medida de peso, e seu diminutivo scrupulus, ou pedrinha, as subdivisões desse peso. O caso é que muitos comerciantes preferiam calcular o peso da mercadoria de acordo com a cara do freguês, e geralmente, roubavam no preço, ainda que só em vacas magras - nas pedrinhas. Com o tempo, escrúpulo deixou de ser uma medida física e tornou-se sinônimo de consciência dotada de sentido moral.
Escrúpulo não pode depender da cara. É algo que ou se tem ou não se tem, certo? Assim como dinheiro é dinheiro, não importando se do Zé da Esquina ou do Taoiseach (primeiro ministro na Irlanda), e precisa ser declarado. Humildemente eu também diria que abusar sexualmente de crianças é crime, não importa se o abusador é padre ou não. E digo humildemente porque parece que nem todo mundo concorda com isso! Diria ainda que pior é encobrir esses abuso, como fez e faz a igreja católica.
Infelizmente concluímos que as pedrinhas sacras têm outro peso e outra medida.
1 comment:
Eduardo, gostaria muito de ver esse documentário e constatar estas coisas que diz do Papa. Isso é verdade? Não é que eu esteja duvidando, mas é realmente impressionante... Será que teremos a oportunidade de assistí-lo aqui no Brasil? Abraço, Márcio.
Post a Comment