Thursday, August 09, 2007

Pesando a ética: O fim da CPMF

Muito se fala de ética pela ética. Fácil posar de ético quando o discurso é vazio.

Se a carga tributária brasileira é um assalto, o que está sendo proposto é que se ROUBE MENOS. Não é por aí! Será que PARAR DE ROUBAR não seria melhor?

Diz-se que os impostos no Brasil são abusivos, mas na não são nada comparados aos impostos europeus. É claro que o discurso da redução de impostos SEMPRE vai agradar, mas é a ética que conta... no lado oposto. Seria ético diminuir a arrecadação do país em 40M de reais? Alguem aí queria ter o seu salario reduzido? Salário sim, pois é dele que você paga suas despesas, não é? Pois com a arrecadação tributária é a mesma coisa.

Ético é gastar o dinheiro com seriedade, responsabilidade e patriotismo, mas para os políticos brasileiros, ética é intervir em favor de outros políticos quando estes se afundam em escândalos, seriedade é fazer discurso vazio e demagogo para sair na imprensa, e patriotismo é torcer para o Brasil nas Olimpíadas.

O caso não é tão simples assim: ninguém gosta de pagar imposto, é claro. NEM EU! Mas pagar impostos também é um ato de cidadania, e TAMBÉM deve ser encarado com seriedade e responsabilidade, e não na "política do amigo".

O fim ou não da CPMF deveria ser discutido além de declarações irresponsáveis e populistas que nada acrescentam para o já conturbado cenário político brasileiro.

No comments: