Tuesday, February 17, 2009

quem tem culpa no cartório?

Ora, entendamos algo: criminoso é quem infringe a lei. Que arruma subterfúgios na lei, é esperto, malandro ou no máximo mal-caráter. A lei permite? Mude a lei para que não permita mais! Simples!

Olhe o caso do presidente do grupo anti-pirataria que foi pego vendendo CD pirata na sua própria loja de discos... claramente infringiu a lei. Olhe o caso da crise dos bancos: ficam aí jogando a culpa nos bancos, mas a VERDADEIRA culpa é do governo - de TODOS OS GOVERNOS, que permitiram a tal da putaria.

Reiterando a analogia que fiz anteriormente: o fazendeiro abre o portão de seu galinheiro e diz para os lobos que estão lá fora: "olha, pode comer as galinhas, mas só algumas, hem? Não vão me acabar com elas, por favor!" Ou será que eram ovelhas? Não importa... de quem é a culpa pelo sumiço das galinhas todas? Do lobo, que abraçou a oportunidade e estava fazendo o seu papel - comer galinhas (ou eram ovelhas?) - ou do fazendeiro, que deveria olhar pelas suas galinhas (ou ovelhas?).

Nisso sim o governo do Lula tem culpa. E todos os outros governos que abraçaram a cartilha neo-liberal. Agora, meter o pau no Lula quando ele NÃO merece, cai no vazio da crítica infundada.

Arnaldo Jabor comentou hoje a entrevista de Jarbas Vasconcelos na Revista Veja e aproveitou pra botar o Lula na mesma panela da putaria do PMDB, dizendo que a culpa era do governo. Jader acusou a putaria política do CONGRESSO. E se é uma putaria, é porque AS REGRAS DO JOGO PERMITEM. Aí, diria-se, é necessário a tal da REFORMA POLÍTICA, que NÃO depende do Executivo, do presidente, mas SIM do Legislativo, do Congresso. Justamente onde está a corja peemedebista. Seu Zé Sarnento e os seus sei-lá-quantos Capangas, que como bem disse Jader, vai acabar por transformar o Brasil num grande Maranhão! E o problema aqui não é o Estado em sí, mas o dono dele!

Adoro os comentários do Arnaldo Jabor, sempre bem-humorados, ácidos e precisos... mas hoje ele viajou na maionese. Como sempre polêmico, nada mais polêmico do que meter o pau num governo de esquerda sendo filho dela. É claaaro que ele vai dizer que nãoi é filho de coisa nenhuma... e até acredito que ele seja livre de amarras - até eu sou, por que ele não seria?

Nada a ver com o Lula, Jabor... não viaja!

No comments: