Sunday, February 07, 2010

E=mc2

ou "Alguém aí viu o meu CD da Mariah Carey?"


E=mc2 é o título de um CD da Mariah Carey... pode? Mas falando sério, esta semana andei pensando na Teoria da Relatividade de Einstein (?!?). É claro que a conheço, mas fiz uma pequena (re)leitura sobre o assunto... a compreensão dos movimentos dos corpos era um problema que já encucava os antigos filósofos gregos. Aristóteles dominou a cena com sua equação de movimento "força = resistência x movimento", que só foi refutada mais de 2000 anos depois, quando Isaac Newton (também baseado em estudos de outros gênios antes dele) apresentou em seu famoso livro Principia, suas três leis do movimento e sua Teoria da Gravitação Universal, onde modificava a equação de movimento de Aristóteles, propondo que fosse "força = massa x aceleração".

A teoria de Newton funciou muito bem na mecânica clássica, com pouquíssimos motivos para ser questionda, mas aí veio o matemático Henri Poincaré que num artigo enviado para uma revista científica (em julho de 1905, alguns dias antes do trabalho de Einstein sobre a relatividade restrita, que fazia os mesmos questionamentos), propôs a existência de ondas gravitacionais que se propagavam com a velocidade da luz, sugerindo que todas as forças deviam se transformar de acordo com suas próprias "transformações". Daí que Einstein publicou sua Teoria da Relatividade Restrita, que trata da estrutura do espaço-tempo, baseada em dois postulados contraditórios na mecânica clássica:
  1. As leis da física são as mesmas onde quer que se esteja.
  2. A velocidade da luz é a mesma para todos.
Dois anos após ter apresentado sua Teoria da Relatividade Restrita, Einstein começa a preparar um artigo de revisão sobre ela, tentando descobrir uma maneira de modificar a gravitação Newtoniana para que se se ajustasse à estrutura da sua Teoria da Relatividade Especial, o que só veio a acontecer em 1915, quando Einstein realmente pirou e veio com aquela idéia genial de que um corpo dotado de massa forçaria o espaço-tempo ao seu redor a se curvar (!), formando uma espécie de buraco... assim, o que entendíamos por atração gravitacional, passa a ser encarado como uma "queda" numa espécie de buraco dimensional, de onde nem a luz consegue escapar!

Simples, não?!?

Considerando que Albert Einstein só veio a falar aos três anos de idade e que ficava repetindo frases para si mesmo até os sete anos, imagine do que ele não seria capaz se tivesse sido um gêniozinho desde criancinha?!?

Tudo isso parece difícil, mas o próprio Einstein se encarregou de explicar com certo humor sua complexa Teoria da Relatividade: “Quando você está cortejando uma moça simpática, uma hora parece um segundo. Quando você se senta sobre carvão em brasa, um segundo parece uma hora. Isso é a relatividade.” Entendeu?

Ouvindo ao noticiário semana passada, me pareceu que a dona Dilma Pena - a Dilma do Serra - ou não entende nada de relatividade, ou é uma gênia, muito além do nosso tempo e de nossa compreensão!

Todo mundo está careca de saber (eu estou!!!) que as enchentes na cidade de São Paulo não são novidade para ninguém, e muito menos para os que moram nas regiões ditas "de risco". Todo ano, nesta mesma época, é a mesma coisa: chove e enche, chove e enche! Agora, quando a dona Dilma do Serra vem a público e diz que as chuvas que provocam enchentes são eventos deca-milenares(!!), ou seja, que acontecem a cada dez milhões de anos (?!?), e por isso mesmo não podem ser previstos, eu me pergunto se mesmo Einstein em pessoa poderia determinar em qual coordenada quadrimensional do eixo espaço-tempo a dona Dilma do Serra se posicionava quando chegou a tal estado de graça...

Ô dona Dilma do Serra... tem dó, vai? Muda lá pro Jardim Damasceno, muda... aí a gente conversa sobre eventos deca-milenares!

fonte científica:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/relatividade-especial.htm
http://www.fullspate.net/archive/relativity.html
http://smallengineer.blogspot.com/2010/01/teoria-da-relatividade-para-leigos.html

No comments: