Tuesday, April 10, 2007

boataria sofisticada

PAREM AS PRENSAS!!!
OS AMERICANOS ESTÃO ROUBANDO (sic) A AMAZONIA E SÓ A GENTE NÃO SABE!!!

Acabei de receber um email intitulado "PARA FICARMOS INDIGNADOS!!!!" - assim mesmo, com esse tanto de exclamação - sobre o roubo da amazônia pelos EUA. Realmente é para se indignar, mas não com os americanos...

Hoax - puro boato

Hoax é uma palavra inglesa para definir uma travessura que se faz com a clara intensão de enganar ou ludibriar alguém, afirmando inverdades e observando, por algum tempo, os efeitos de sua divulgação. É o nosso famoso boato! E todo boato precisa de um grupo de pessoas inocentes ou desinformadas o bastante para divulgá-los. Hoje em dia, com a popularização dos computadores pessoais e particularmente da internet, um novo mal bate à nossa porta - ou à nossa tela: os chamados boatos virtuais. Verdadeiras pragas eletrônicas, são consideradas tão daninhas quanto os SPAMs.

Como tudo que amadurece tende a melhorar, talvez fosse razoável esperar uma diminuição no tráfego dos boatos infundados na redinha, mas todos os dias surgem milhares de novos internautas - os newbies - que, fascinados, começam a navegar e a descobrir um mundo de novas possibilidades, e todo o lixo que vem junto com ele, assim como seus truques e armadilhas. E é geralmente assim que novos boatos surgem e antigos ressurgem, com a mesma força de um novo, ou por vezes até com maior intensidade que da primeira vez, pois as pessoas tenderão a pensar que já viram ou ouviram isso em algum lugar.

Este que vos comento é, provavelmente, o maior boato que já surgiu na Internet brasileira, e alega a existência de um mapa da América do Sul sem a região amazônica. O suposto mapa faria parte de livros didáticos de geografia utilizados em escolas americanas, que estariam ensinando aos alunos que a região está sob a tutela norte-americana desde a década de 80. A Amazônia aparecia denominada como Former International Reserve of Amazon Forest (Finraf).

Consta que a boataria foi criada pelo site ultra-nacionalista http://brasil.iwarp.com. O fato é que tal boato chegou aos e-mails da Ouvidoria da Câmara dos Deputados em 2000. O assunto foi levado tão a sério que acabou sendo objeto de reportagem na TV, nos jornais de grande circulação e até de um Requerimento de Informações para o Ministro das Relações Exteriores (REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES Nº 2.301, DE 2000). Uma rápida busca na internet nos mostra o absurdo da notícia.

Um bom e sustentável argumento são os erros de inglês. Vejam alguns:

- the middle 80's: Gramaticalmente incorreto. O correto seria THE MID 80's
- Cert: Essa palavra não existe. O correto seria CERTAIN.
- Explorate: Essa palavra não existe. O correto seria EXPLOIT.
- Exploration: Essa palavra significa descoberta. O correto seria EXPLOITATION.
- full destroying: Gramaticalmente incorreto. O correto seria TOTAL DESTRUCTION
- It took area of eight South America's countries: Gramaticalmente incorreto. O correto seria: TAKES (TOOK) UP AN area of eight SOUTH AMERICAN countries. (Mesmo escrito assim, não faz muito sentido!)
- ... of the world: Estrangeirismo. Normalmente usa-se "IN THE WORLD"
- Former International Reserve of Amazon Forest: Não soa bem. Em inglês, coloca-se o adjetivo após o sujeito (Amazon (Rain) Forest RESERVE).

tendeu manu? du kct neh =P! aew, essi tipo d iscrita num rola nus livru d istoria vlw? kakaka...

Além do que a suposta matéria didática insinua que esses países da América Latina são cruéis, ignorantes, irresponsáveis, reinos de violência e tráfico com povos analfabetos, primitivos e de baixa inteligência. Mesmo sem entrar no mérito de tais insultos serem ou não verdadeiros, os EUA - apesar de neo-reacionário - é um país "politicamente correto" demais para publicar propaganda maligna contra seus vizinhos latino-americanos, um dos maiores quintais para a descarga do seu lixo tecnológico e industrial.

Por essas e outras, camaradinha, quando você receber aquele email dizendo "Não perca! Se você mandar um e-mail para mais de 10 pessoas, ganha um celular Ericsson grátis"! Não me inclua em sua lista... EU JÁ GANHEI O MEU!!!

Leia mais:
http://www.quatrocantos.com/lendas/54_amazonia_finraf.htm
http://www.quatrocantos.com/lendas/27_amazonia.htm

No comments: