Thursday, January 24, 2008

o tal do gerúndio


Você certamente já deve ter estado estando a estar ouvindo coisas como "O que você vai estar fazendo domingo?", ou "Quando que cê vai estar viajando pra praia?", ou "Me espera, que eu vou estar te ligando assim que eu estiver chegando em casa", não? Pois é, vou estar te dizendo uma coisa: pouco ligo para o Brasil - tenho poucas amarras lá - assim me mantenho imune à praga do gerundismo telemarketeiro que avassala o país, mas mesmo que só vez em quando, ao soar, o negócio realmente dói nos ouvidos! Um simples "Eu vou estar transferindo a sua ligação" já é motivo pra te deixar sem jeito - como é possível alguém falar assim? E com tanta campanha que anda por aí contra o gerundismo...

Sobre o gerundismo - também conhecido como telemarquês - vale a pena ler "O Manifesto Anti-Gerundista", de Heitor Aquino Ferreira. Um texto bem-humorado onde Ferreira bem lembra que "As pessoas precisam estar entendendo a maneira como esse vício maldito conseguiu estar entrando na linguagem do dia-a-dia. Tudo começou a estar acontecendo quando alguém precisou estar traduzindo manuais de atendimento por telemarketing: daí a estar pensando que "We'll be sending it tomorrow" possa estar tendo o mesmo significado que "Nós vamos estar mandando isso amanhã" acabou por estar sendo só um passo. Pouco a pouco a coisa deixou de estar acontecendo apenas no âmbito dos atendentes de telemarketing para estar ganhando os escritórios. Todo mundo passou a estar marcando reuniões, a estar considerando pedidos e a estar retornando ligações". Um desastre! E a coisa é tão séria e ao mesmo tempo tão cômica, que o HSBC usou o mote para (auto) satirizar o telemarquês na propaganda do seu Cartão-Combustível que está sendo (um gerúndio necessário!) divulgado nas rádios!

Dizem que o povo está estando adorando!

No comments: