Monday, February 11, 2008

adoçando a vida, mas nem tanto!

Agora está confirmado: o que era piada virou fato científico... adoçante engorda! Sempre usei a "piada" do adoçante, dizendo que engordava, pois só gordinhos usavam... pois agora um estudo conduzido pela Universidade de Purdue, em Indiana, EUA, testado em ratos, prova que uma dieta baseada em sacarina pode engordar mais do que uma baseada em açucar.

OBA!!! Liberou geral, pensaram os "cabeças gordas", mas não é bem assim. Tudo na dose certa, e na hora certa. Se você está de dieta, convêm manter a base no adoçante, mas sem exagero! E pode ficar longe dos chocolates também, mesmo aqueles "dietéticos". De dietéticos em dietéticos é que as pessoas se entopem de porcarias... "mas é dietético", não cola. Comer batata chips "light" também não ajuda... tem é que fechar a boca mesmo!

Leia mais sobre adoçantes.

funcionais: os trangênicos de cara nova

A nova onda agora são os alimentos funcionais. Embora já sejam usados há algum tempo, o que parece terem descoberto só agora é que funcional soa bem menos ameaçador do que transgênico. Há quem diga que no fundo é "farinha do mesmo saco", se é que você me entende...

Derivados da tecnologia que originou os transgênicos, os alimentos funcionais ainda pouco conhecidos e menos ainda divulgados. Consistem em uma reestruturação do cultivar para atender a especificações médicas ou terapêuticas. Um exemplo bem conhecido são as margarinas que prometem combater o colesterol, pois são "turbinadas" com fitosteróis. Outro exemplo são os leites "enriquecidos" com ômega-3.

E por aí vai, e já temos o "arroz dourado" que combate a anemia, os biscoitos vitaminados e os pães de fibra, que nos dão as fibras necessárias... uma beleza!

Eu mesmo, se puder, fico com os alimentos orgânicos, produzidos sem agrotóxicos, inseticidas, herbicidas, ou qualquer outro merda que dizem ser boa pra você.
O preço é que não ajuda muito... dizem que a qualidade de vida será o novo tesouro do mundo!

O negócio, camaradinha, é plantar ao lado de seu brinco-de-princesa, sua boca-de-leão e sua maria-joana, também o seu pé-de-alface, seu tomatinho, sua maçã e seu chá, pois como tudo na vida, não se pode mais confiar nos fornecedores...

Boa colheita!

No comments: