Sunday, February 15, 2009

imigrando

Basicamente, há três tipos de pessoas que desarraigam e imigram para (re)fazer suas vidas: os que são abençoados com aquela coceira no pé que os faz sedentos de aventura, e estes abandonam seus países em busca de aventura pura; outros apenas chegam a um país por um motivo qualquer e acabam se encantando com ele, e acabam por encontrar uma alma gêmea para dividir suas vidas; e outros são forçados a emigrar porque a situação de seus próprios países não lhes permite uma vida descente.

Cada qual com sua medida de dignidade, se é que se pode dizer isso... procurar um outro país porque o seu próprio não é capaz de oferecer condições mínimas de sobrevivência - seja social, seja política - é a mais nobre delas. Escolher um país por puro espírito de aventura, a menos nobre. De qualquer forma, todas as situações te colocam numa condição especial: a de imigrante, e quem olha para o imigrante não tem o quadro completo de sua situação. Em tempos difíceis de crise, sentimentos não-nobres como o ultra-nacoinalismo, podem fazer pessoas terem atitudes igualmente não-nobres.

Eu posso dizer que sou um abençoado, pois meus motivos navegam entre os 3 princípios aqui traçados: tenho o pé-sarnento, me encantei com o país, e não acho que o Brasil me daria o mesmo que tenho aqui. Enquanto depender de mim, fico. Esta semana aplicarei para a minha cidadania - completei 5 anos em 7/02!

A tal da crise? Nem sinal dela, por enquanto. Os bancos vão de mal-a-pior, mas comprando soluções informáticas - as nossas, pelo menos. Há uma previsão de a Irlanda entrar numa "séria recessão" nos próximos 12 meses. Se for o caso, quero estar no aconchego do meu lar, ao lado da mulher que eu amo... de lá, certamente, terei toda a luz necessária para tomar a decisão certa...

1 comment:

Anonymous said...

Sempre ao seu lado onde fores meu amor!