Friday, September 18, 2009

de transporte público e oportunidadaes...


Pois é, nem só de maravilhas vive a "Terra Do Faz-De-Conta Da Minha Cabeça": aqui também dá ladrão! Dá sim!

Aqui é tão tranquilo andar pelas ruas e nos transportes públicos, que você esquece que natureza humana é predadora e acaba relaxando, baixando a guarda.

Lá vou eu de novo, um tanto sonolento, no Dart (Dublin Area Rapid Transit) para Dun Laoghaire, sentado lendo minha edição da revista Village, até que na parada de Blackrock, quando as pessoas começaram a sair do trem, eu, que estava sentado ao lado da janela, de "rabo de olho" percebo um cara passar, usando um colete reflexivo - bem comum entre ciclistas e trabalhadores do setor de construção. Não olhei para ele, mas ele deu uma paradinha, virou-se, voltou três passos, e depois continuou. Esse movimento me chamou a atenção e olhei para ele, e o que vi foi uma mochila igualzinha à minha. Pego na surpresa, volto o olhar para onde deveria estar minha mochila... e não estava! Saio em disparada atrás do elemento, que calmamente caminhava com a minha moichila nas costas. Abordo o indivíduo e segue-se o diálogo:
- Excuse me... but I think you you mistook my bag!
- Oh, is this your bag? (E já tirou ela do ombro, estendendo-a para mim, com uma puta cara de espantado!)
- Yes, indeed.
- It's a laptop, isn't it? (só depois eu me questionei o por que da pergunta)
- Yes, a thinkpad (e abri a mala pro figura ver meu laptop).
- Oh, fuck... (olhando para o trem partindo, como se procurando algo dentro do vagão, e continuou andando)
A primeira impressão que tive foi de que o figura realmente havia se enganado, mas pensando bem depois, concluí que ele fora movido pela oportunidade... a mochila estava desassistida, num bagageiro de um banco vazio, pois quando a coloquei lá, eu estava em pé ao lado de um banco ocupado, e mais tarde vagou um lugar três poltronas adiante. Não tive dúvidas: sentei e deixei a mochila lá mesmo onde já estava... o cara ao descer em Blackrock viu uma mochila de laptop num bagageiro sem ninguém na poltrona, pensou "Ops... someone left a laptop behind..." e pegou.

Se a oportunidade faz o ladrão, a falta de oportunidade deveria fazer os honestos, não? Eu hein?

No comments: