Monday, October 18, 2010

De Bois e de Vacas...


... ou Quando o Paraíso Vira um Inferno.

Pode parecer fácil, mas requer muito esforço: destruir o que tinha tudo para dar certo é um processo que exige muito empenho de muita gente!

Começando pelo projeto em si - um desastre! O suposto ambiente de desenvolvimento não reflete os sistemas que executam no ambiente de testes. E como o ambiente em si estava um pouco bagunçado, resolveram "arrumar a casa" e modificar - para melhor - a arquitetura do ambiente... só que decidiram fazer a mudança diretamente no ambiente de produção, pois alegou-se que não havia tempo hábil para implementar as mudanças no ambiente de teste!

Segundo desastre: A segurança. Por um lado, em nome da segurança, proíbem acesso até no ambiente de desenvolvimento! Por outro lado, implementam uma "exit" de domínio público para controlar todas as conexões ao sistema de mensagens...

Até aí, tudo bem... erro de quem desenhou, problema deles! Mas quando começaram a mexer com as pessoas... aí o inferno começou a se configurar!

A fórmula é fácil... primeiro você deixa o funcionário descontente mudando ele da sua mesa para um cubículo improvisado, sem cadeiras nem mesas apropriadas, telefone comunitário que passa de mesa para mesa, com fios pendurados aqui e ali, sem espaço físico nem para mover a cadeira. Depois você delega o projeto para uma Gerente de Projeto desequilibrada, que se não concorda com sua opinião simplesmente lhe vira as costas. Para apimentar ainda mais o caldeirão, você cria uma panelinha e deixa certas pessoas de fora, desinformadas do que acontece.

Não bastasse isso, agora os contratados - a corja - não pode mais estacionar nas dependências do banco...

Ah, que trabalho maravilhoso fizeram, hem?

No comments: