|
Mundo Lusófono |
A maioria das pessoas aprendem uma língua por necessidade, seja pelo trabalho ou pelo relacionamento. Alguns aprendem uma língua por puro prazer! Esse sou eu! Já flertei com o Inglês, o Espanhol, Frances, Italiano, Japonês, Russo, Chinês, Alemão, Coreano, Holandês, Flamengo, Catalão, Irlandês e até Esperanto!
Enfim, é assim começa um artigo na The Economist -
Brazilian Portuguese is the Best Language, sobre pessoas que aprendem por necessidade ou por prazer. Depois a jornalista alega que escolher uma língua para ser aprendida deve considerar a quantidade de falantes, que seja falada por pessoas que valham a pena conversar, num país que valha a pena visitar, que tenha outras línguas próximas, o que supostamente facilitaria o aprendizado de outras línguas, e que não fosse tão distante assim do inglês - a língua do artigo.
Conclue a jornalista que a única escolha "racional" é o portugues do Brasil... e tem gente que REALMENTE acredita nisso! Argumenta ela que o Brasil é grande (190m habitantes), no momento está economicamente bem, São Paulo é a capital dos negócios na America Latina, a flora e fauna são maravilhosas, tem a Amazonia (?), tem clima e praias maravilhosas, um povo amigável e gentil (ou bons-mentirosos!) o bastante para dizerem que seu portugues está "maravilhoso", porém... (ah, porém!)
Se tirarmos a maquiagem desses argumentos, chegaremos à realidades mais cruas... o Brasil é grande sim, e 10% da população vive na mais absoluta miséria - são pelo menos 19 milhões de pessoas! Se somarmos o que 90% da população ganha não chega no que os 10% mais abastados ganham. São Paulo é a capital dos negócios na America Latina, e também uma das mais violentas. Flora e fauna maravilhosa, Amazonia (?), clima e praias... se isso enche barriga e dá estabilidade eu ainda não sei! Quanto ao povo amigável e dizendo mentirinhas gentis, funciona tanto para o bem como para o mal, e não têm escrúpulos em se aproveitar de uma situação! É falta de caráter mesmo!
E língua por língua, Machado de Assis que me perdoe, mas o portugues de Portugal é a língua evoluída, a nossa é a estagnada. Peço perdão também a Camões, mas em se tratando de falantes, os espanhóis totalizam 500 milhões em 21 países, enquanto o português apenas 240 milhões em 9 países. Além do que, Espanhol até o Schwarzenegger fala!
Hasta la vista, babe!