Monday, June 25, 2007

Manca lo Spirito Europeo

A visão italiana do acordo firmado sábado último, no encontro para a reforma do tratado da União Européia não é das mais otimistas.Embora tenha-se chegado num acordado "sim", parece ainda haver muita coisa a ser revista nas entrelinhas.

Por motivos diferentes, Reino Unido e Polônia foram os principais obstáculos do tratado.

Basicamente, a Polônia, que demandava um sistema de votação diferente do novo sistema de "dupla maioria" - que exige maioria de 55% de países da UE que representem um mínimo de 65% da população do bloco para a aprovação de mudanças, e dá muito peso aos países maiores do bloco, inclusive à Alemanha, sua inimiga histórica - abriu as pernas.

A Grã-Bretanha sim saiu satisfeita das negociações, já que os os pontos essenciais que exigiam - os direitos fundamentais não podem alterar a lei britânica, a manutenção do controle nacional sobre política externa, Justiça e assuntos internos - foram atendidos.

O que se percebe disso tudo é que cada qual quer puxar a brasa para a sua sardinha, como manda o bom figurino capitalista. E com a entrada no bloco dos 12 países do Leste Europeu, os antigos membros cmeçam a tomar medidas de prevenção contra a "invasão" da mão-de-obra, concessão de direitos civis e benefícios sociais.

Parece que a Europa Unida já não é mais tão unida assim. Vide o co(w)ork de UGO LA PIETRA...

No comments: